PROJETO BEETHOVEN
Em 1981, convidei dois artistas plásticos amigos meus, Maria Bertoldi e Roberto Giannecchini, para criarmos obras referenciadas e inspiradas nas nove sinfonias de Beethoven. Para isso, passamos dois anos estudando a vida e obra dele e um ano executando as obras plásticas ao ouvir as sinfonias. Ou seja, o estudo sobre Beethoven foi feito em comum, mas a criação das obras plásticas foi feita individualmente a fim de evitar qualquer influência mútua entre os participantes.
A ideia era ouvir individualmente cada sinfonia e criar uma obra para cada uma delas. Como todo o processo nos daria certa “intimidade” com as sinfonias, cada um faria mais três obras como se elas fossem sequência das nove sinfonias.
Os doze trabalhos que criei para o projeto, denominados “Transposições Sinfônicas”, foram pintados ouvindo as sinfonias e respeitando a minha concepção artística. Cada obra é dividida em três partes. Na parte superior (intuitiva), eu escolhi as cores para cada sinfonia ao ouvir cada uma delas. No centro de cada quadro, usei parte da partitura da sinfonia concernente e na parte inferior, escolhi a temática e as imagens que me vinham à mente à medida que ouvia cada sinfonia. Assim, os doze trabalhos foram surgindo espontaneamente ao fluir das sinfonias.
Após os três anos de estudos e execução dos trabalhos, o projeto foi exposto no Salão de Exposições do Centro Cívico de Santo André; no Museu de Arte Contemporânea de Americana, na Galeria de Arte Municipal de Guarujá e na Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Walter Miranda – 1984/2020
Projeto Beethoven - Obras de Maria Bertoldi
Foi apenas o registro de um momento. O momento maravilhoso vivido durante uma sinfonia de Beethoven. E fui conhecendo e fui sentindo e ouvindo as sinfonias e tentando colorir os mais fantásticos sons dessas verdadeiras fantasias sinfônicas. Um sonho vivido. Um verdadeiro vôo ao mundo fantástico dos sons musicais de Beethoven onde tento acompanhá-lo com meu pincel sobre a tela azul nessa doida revoada de sons. As 9 Fantasias Sinfônicas Beethovenianas mais três trabalhos, foi tudo que restou...
Maria Bertoldi - 1984
Projeto Beethoven - Obras de GIA, Roberto Giannecchini
O meu trabalho sobre as sinfonias foi feito a partir de sugestões fornecidas pelo material musical, selecionadas pelo sensível e "filtradas" pelo racional. O resultado, talvez questionável, está aí. Porém vale destacar como mais importante o processo criador, desde que trouxe à superfície mecanismos mentais e sensíveis que eu ignorava. O trabalho contínuo e disciplinado sobre um tema pode trazer consequências outras que as esperadas; por exemplo, cabe uma suspeita íntima:
No que diz respeito à técnica, os trabalhos foram feitos de forma completamente artesanal, incluídos o projeto e a realização dos mecanismos. O material utilizado é quase que exclusivamente alumínio fosqueado com micro esferas de vidro. Isto obedece à minha simpatia natural pelo alumínio, que apesar de não ser muito resistente, pela sua leveza, permite estruturas liberadas. Do mesmo modo se explica a montagem parafusada e a utilização de alguma peça de sucata. (Beethoven usava processos similares como no caso da "Ode à Alegria" de Schiller que, só depois de muito tempo veio utilizar como parte da nona sinfonia). Quando durante o processo algum trabalho tomava configurações próprias independentes das minhas intenções, fiz questão de respeitá-las. Assim, por exemplo, o movimento do pássaro da Pastoral "pedia" (como um amigo me fez notar) uma solução utilizando a ressonância mecânica, a qual foi aceita e realizada. Gracias, Armano. Cabe agradecer também a meus companheiros do grupo, aos amigos e à MARILENA pelo estímulo e pela paciência. E ao mestre Beethoven... que me perdoe.
Roberto Giannecchini - 1984
Projeto Beethoven - Obras de Walter Miranda - TRANSPOSIÇÕES SINFÔNICAS
Os meus trabalhos obedecem a uma linha mestra que se resumiu em ouvir diversas vezes uma sinfonia à medida que compunha as partes do trabalho referente a essa sinfonia. Assim foi feito para cada uma das nove sinfonias.
Cada obra é dividida em cinco partes:
- A parte superior, intuitiva, foi definida para a manifestação espontânea da minha sensibilidade. Em todas as obras, tanto a escolha das cores como sua aplicação na tela com pinceladas expressivas sempre ocorreu ao ouvir a sinfonia concernente a cada transposição.
- No centro de cada quadro, desenhei um pentagrama com um trecho da sinfonia concernente. Ele tem a função de fazer a intersecção entre as partes superior e inferior dos quadros, mas também liga entre si as obras do conjunto e funciona como uma linha visual melódica devido aos movimentos que apresenta quando todos os trabalhos são colocados lado a lado.
- Para a parte inferior dos quadros escolhi a temática e as imagens à medida que ouvia cada sinfonia, associando-as ao sentimento provocado pela música com as situações que me incomodavam naquele momento.
- Outra parte contém trechos de escritos que transcrevi de diversos autores, da bíblia e mesmo textos pessoais. Cada texto foi escrito e escolhido também ao ouvir a sinfonia concernente e tem a função de comparar algo que vem sendo dito há milênios por sábios, profetas ou intelectuais, com a realidade das imagens de cada quadro que representam.
- Em cada quadro há também uma parte triangular, onde anoto fórmulas físico-matemáticas representativas do desenvolvimento científico do ser humano; a meu ver, uma das poucas coisas positivas que alcançamos em nossa busca interior.
Após a execução das nove transposições sinfônicas, criei mais três trabalhos que fluíram espontaneamente enquanto ouvia sequencialmente todas as sinfonias de Beethoven.
Hoje, após tantos anos concluída a série, percebo quão forte é a analogia entre as preocupações humanitárias de Beethoven e as minhas preocupações com as ações e inconsequências praticadas pelo ser humano contra o próprio ser humano e contra o planeta Terra.
Walter Miranda – 1984/2020
Leia e assista matérias sobre o Projeto Beethoven: Análise do crítico de arte Enock Sacramento sobre o Projeto Beethoven Diário do Grande ABC - Beethoven Reabre o Salão de Exposições Diário do Grande ABC - Nove Sinfonias em Três Claves Visuais São Paulo Shimbun - Interpretando as Obras de Beethoven ATribuna de Santos - Música de Beethoven Inspira Artistas Veja São Paulo - Projeto Beethoven TV Globo - Jornal Nacional