Uma ação militar com a simples finalidade ufanista provoca uma reação militar mais ufanista ainda.
Mais uma vez, os conceitos político/militares superam os humanitários e, novamente, joga-se com vidas humanas irresponsavelmente.
AS OBRAS
XEQUE ARGENTINO - Quatro capacetes argentinos envolvem um inglês, numa abordagem da invasão das ilhas Malvinas pela Argentina. As Malvinas encontram-se divididas pelo tabuleiro, a fim de mostrar que durante a contenda as mesmas não têm "dono".
XEQUE INGLÊS - Doze capacetes ingleses envolvem os quatro argentinos, numa representação da frota naval inglesa perante as forças argentinas. Obviamente, o mapa das Malvinas continua dividido.
XEQUE-MATE - As Malvinas encontram-se no centro do tabuleiro, ou seja, já tem dono. Sobre o tabuleiro, 3 vidros rotulados de sangue argentino e 3 vidros rotulados de sangue inglês representam as vidas humanas ceifadas inutilmente. No centro do tabuleiro, um sétimo vidro, vazio e aberto, representa o futuro: Correrá mais sangue?
COMPONENTES DAS OBRAS
- Três tabuleiros de xadrez (um para cada quadro).
- Várias metades de cascas de limão, convenientemente preparadas a fim de se evitar o apodrecimento, surgimento de fungos, etc. Estas cascas estão pintadas com a bandeira da Argentina e da Inglaterra, representando capacetes de soldados e peças de um jogo de xadrez.
- Vidros lacrados, contendo tinta vermelha, representam containers de sangue dos soldados.