Walter Miranda
Artista Plástico

Obras Eletrônicas

2001
de Walter Miranda 
Janeiro/2001

 

As obras eletrônicas são quadros virtuais feitos diretamente no computador, porém com a mesma aparência dos quadros reais apresentados nas séries Admirável Mundo Novo, Admirável Nova Idade Média e Admirável Novo Milênio, que foram pintados a óleo sobre madeira com inserção de chips, microprocessadores, componentes e peças sobressalentes de computadores, folhas, sementes, sucatas diversas, etc.
Esses trabalhos fazem parte da série Admirável Novo Milênio e abordam situações que representam algumas das características humanas (qualidades e defeitos) e suas repercussões na condição humana.
Em termos técnicos e de execução da obras, as placas de computador, sucatas, sementes, etc., normalmente afixadas nos quadros reais, são escaneadas e coladas nas obras eletrônicas. As silhuetas desenhadas e pintadas nos quadros reais são desenhadas e pintadas nas obras eletrônicas, usando técnicas de computação gráfica. Ou seja, todos os elementos dos quadros reais são colocados também nos quadros virtuais, através de recursos técnicos proporcionados pela “ferramenta“ computador.
A intenção desta série de trabalhos é apresentá-los em uma exposição denominada Reale et Virtuale, dividida em duas partes. Na primeira parte estarão fotografias ampliadas e emolduradas dos quadros reais e dos virtuais medindo 70 x 45 cm e um texto convidando o público a identificar quais são as obras pintadas e quais as obras produzidas no computador.
Como as fotos uniformemente emolduradas estarão lado a lado, mas sem identificação da técnica utilizada, o público terá que apurar a percepção dada a dificuldade para identificar quais dentre as fotos expostas são das obras virtuais e das obras reais. Na segunda parte estarão expostas as obras reais, desfazendo o mistério.
Dessa forma, a dificuldade em reconhecer, através das fotografias, quais são as obras reais e quais são as virtuais, provocará nos espectadores questionamentos de ordem lúdica e até mesmo filosófica. O desafio em distinguir o real e o virtual poderá trazer indagações sobre os diversos tipos de situações que a tecnologia tem criado na sociedade contemporânea, a ponto de haver sido criada a expressão “realidade virtual”. Ou seja, dependendo da mídia utilizada, o virtual e o real confundem o espectador criando um novo conceito, comum a todos, porém, com repercussões diferentes para cada um de nós. Nesse sentido, a Arte, fazendo uso de novos recursos técnicos, pode “estimular” o intelecto e os sentidos do ser humano conscientizando-o para as novas realidades que lhe são apresentadas no dia-a-dia.

Walter Miranda
Ateliê Oficina FWM de Artes
Todos os Direitos Reservados.