Dois quadros que abordam elementos simbólicos da filosofia clássica grega antiga. Eles foram planejados usando a minha imagem e da minha esposa, Flávia, na posição do homem vitruviano de Leonardo da Vinci.
Concomitantemente à mensagem filosófica, trabalhei os elementos de forma lúdica explorando conceitos de composição, forma e cor. Assim, os elementos se tornam simbólicos, sendo que alguns (folhas, sementes, flores conchas etc.) representam o naturalismo e as peças de computador representam o domínio da tecnologia na sociedade atual.
Quadro 1 - Os quatro Elementos da natureza.
Quatro retângulos áureos circundam a imagem vitruviana e em seu interior encontram-se formas geométricas que foram geradas usando as espirais logarítmicas proporcionadas pela proporção áurea, uma relação matemática usada desde a Antiguidade.
O elemento terra foi correlacionado com a geração da vida por meio de alusões a sementes e o órgão sexual feminino. A forma dos elementos fogo, água e ar têm suas linhas alusivas à sinuosidade das labaredas, das ondas e das nuvens.
Ao lado dos retângulos áureos estão pequenos retângulos preenchidos com objetos que representam os quatro elementos.
Quadro 2 - As quatro estações do ano.
Nesse quadro, a primavera está relacionada às flores, o verão ao calor do sol, o outono às cores das folhas que caem nessa época e o inverno aos cristais de gelo. As formas inseridas nos retângulos áureos também foram obtidas por meio de espirais logarítmicas.
Técnica: Óleo + objetos sobre madeira
Dimensões: 81 x 81 cm
Ano: 2015 Walter Miranda - 2015