Walter Miranda
Artista Plástico

Nove Sinfonias em Três Claves Visuais

1985
Nove Sinfonias em Três Claves Visuais
Diário do Grande ABC
14 de fevereiro de 1985
Visuais/Crítica por Enock Sacramento

 

Beethoven, o maior compositor sinfônico de todos os tempos e uma das figuras mais portentosas de toda a história da arte, legou à humanidade nove sinfonias de extraordinária grandeza. Sua obra influenciou vigorosamente compositores de seu tempo e dos seguintes e o fascínio de sua obra extrapola, até hoje, o domínio da música, para se manifestar em vários campos da criação artística.


 


 

Projeto Beethoven Setima Sinfonia Maria Bertoldi - Roberto Giannecchini - Walter Miranda

 

Em 1983, o pintor Walter Miranda convidou alguns artistas a criarem obras referenciadas ou inspiradas nas nove sinfonias do mestre de Bonn. Quase dois anos depois, ele próprio, Maria Bertoldi e Roberto Giannecchini (Gia) mostram o resultado desta experiência que os empolgou no Salão de Exposições do Centro Cívico de Santo André. Durante o desenvolvimento da série, convencionaram que, além dos nove trabalhos, cada um produziria mais três, dando sequência ao processo criativo.
Personalidades de formação, informação e temperamentos diferentes, cada um criou dentro de sua clave e os resultados são mais que satisfatórios: Eles colocam problemas fundamentais da criação artística e se aproximam da metalinguagem da crítica, na medida em que criam obras referenciadas em outra obra de arte. Suas posturas criativas assemelham-se, às vezes, a certos comportamentos do próprio Beethoven, cujo posicionamento profundamente intelectual transformou algumas de suas obras, ou parte delas, antes numa visão espiritualizada da vida do que numa projeção direta de seu fluir.
Walter Miranda projetou nos trabalhos que realizou sua própria personalidade. E o fez ao mesmo tempo de forma racional e apaixonada. Uma personalidade atenta aos progressos significativos do espírito humano e aos desatinos praticados por segmentos da humanidade, preocupada com os problemas sociais e com o destino do homem. No conjunto, fica uma mensagem de esperança.
Maria Bertoldi deixou-se impregnar pelo componente romântico que coexiste com o sentimento trágico no conjunto das sinfonias de Beethoven. Plasmou a vida que se respira nestes poemas sinfônicos mediante representações da paisagem urbana que ela vê de sua janela, no bairron de Água Fria, em São Paulo. Trabalhou mais na linha poética e romântica da Sétima Sinfonia, do que na linha trágica da sinfonia do destino, a Quinta.
Gia construiu uma obra belíssima, utilizando em suas esculturas/objetos perfis de alumínio fosqueado e sucatas de computadores, a eles incorporando elementos fornecidos pela tecnologia moderna, como lâmpadas fluorescentes, fibras óticas rígidas, fios de poliuretano, temporizadores. Algumas peças são fixas, outras se movem acionadas por motores. A Sexta Sinfonia, a Pastoral, foi exemplarmente sintetizada na figura de um pássaro de alumínio, que voa suavemente, movido por um motor de 18 Watts provido por um sistema de ressonância mecânica acionado por um temporizador.
O conjunto dos trabalhos apresentado por estes três artistas tem a marca de sua origem: o espírito de fé na arte e na vida que ela reflete. A exposição fica até 3 de março no Salão de Exposições do Centro Cívico de Santo André, podendo ser visitadas de terças a sextas, das 14 às 20; sábados e domingos, das 14 às 22.

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Walter Miranda
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