O Átrio do Instituto de Artes (IA) da Unesp, campus de São Paulo, apresenta o trabalho de dois importantes artistas plásticos. Até 15 de abril, está no local a exposição “Atrium: falo de amor et alia...”, do artista plástico Agnus Valente. Quatro instalações estão expostas nas paredes e no chão. “A idéia é aproveitar a circulação das pessoas que passam por aqui para que elas interajam com as obras”, afirma o artista. Ele explica que o próprio nome do trabalho – Átrio – refere-se ao coração e à circulação do sangue no corpo humano. Uma das instalações – “Constelações do Acaso” é composta por peças de ferro que representam as letras da palavra “acaso” e pode ser manuseada pelos observadores. “Cada pessoa imprime a sua marca na obra”, analisa Valente.
De 9 de abril a 15 de maio, o Pátio recebe a exposição “Reale et Virtuale - quadros reais X quadros digitais”, de Walter Miranda.
O artista plástico usa a computação gráfica e peças de computadores em seus quadros.
Realiza assim, uma analogia entre a Idade Média e a Atualidade, utiliza a fotomontagem e coloca lado a lado imagens pintadas a mão e feitas por meio de computador.
“O observador será convidado a adivinhar qual é o quadro ‘real’ e qual o ‘virtual’”, afirma Miranda.
O IA fica na rua Dom Luís Lasagna, 400. As exposições podem ser visitadas das 9 às 21h.