O Instituto de Artes da UNESP (IA), campus de São Paulo, apresenta a partir do dia 19 de abril, a exposição "Reale et Virtuale - quadros reais X quadros digitais", de Walter Miranda entra em cartaz no Átrio do IA.
O artista plástico, que também é professor de artes e designer gráfico, utiliza recursos diversos em suas obras, como componentes de computadores e computação gráfica.
Na primeira parte da exposição há uma analogia entre a Idade Média e aContemporânea, quando o artista trata das ameaças de epidemias de hoje e a Peste Negra.
"Acredito que a vida é elíptica e não cíclica, como alguns dizem. Por isso há semelhanças entre as épocas, apesar de elas não serem exatamente iguais", explica Miranda. Em outro momento da exposição, o artista usa a fotomontagem para fazer críticas sociais.
No quadro "O Espantalho da Morte" o alvo é a política externa norte-americana.
Quadros pintados à mão e quadros feitos com recursos computacionais são colocados lado a lado e o observador é convidado a verificar de que forma foram produzidas cada obra. "Tudo hoje está se tornando virtual, mas as pessoas não percebem", afirma o artista.
Local das exposições Instituto de Artes da UNESP - Rua Dom Luiz Lazagna, 400 - Ipiranga - São Paulo (SP). Telefone (0xx11) 274-4733, r. 6510.