Da Vinci e o homem Vitruviano
– 2020PALESTRA: DA VINCI E O HOMEM VITRUVIANO
Palestrante: Walter Miranda (artista plástico, crítico de arte e professor de história da arte)
Moderador: Gildo Magalhães dos Santos (FFLCH e IEA/USP)
O mais famoso desenho da história das artes foi criado por Leonardo da Vinci. Conhecido como Homem Vitruviano, o desenho já faz parte do inconsciente coletivo mundial, porém poucos conhecem sua fascinante história. Ela passa por diversas etapas, relacionadas com as proporções da figura humana, porém sempre atreladas a interpretações cosmológicas e sagradas.
Baseados no Tratado de Arquitetura escrito pelo arquiteto romano do século I a.C. Marco Vitrúvio Polião, muitos estudiosos anteriores e contemporâneos a Leonardo tentaram infrutiferamente comprovar as teses anatômicas de Vitrúvio. Muitos tentaram essa façanha, alguns inclusive em conjunto com Leonardo, mas somente a genialidade dele conseguiu concretizar esse sonho em um desenho de extrema qualidade técnica e artística. Prova maior é a inegável aceitação e admiração que o desenho provoca em todos nós.
O desenho do Homem Vitruviano é a culminação de um conceito filosófico que se originou entre os primeiros filósofos gregos e foi incorporado por Vitrúvio. Com o tempo, ele foi ganhando forma e corpo devido à teologia e filosofia Medieval que repercutiu no pensamento Renascentista.
Em suma, o Leit Motif da palestra será a incorporação de um conceito que ganhou vida própria e foi transformando a filosofia e teologia ocidental sobre o entendimento que o ser humano tem de si mesmo. A necessidade de representar o homem como criação de Deus à sua imagem e semelhança, influenciou filósofos, teólogos, artistas, arquitetos etc. a associarem o microcosmo com a criação e o macrocosmo com o criador. Assim, as proporções harmônicas do corpo humano seriam a materialização da harmonia universal.
Você está convidado a assistir a fascinante história desse desenho.
Acessível no Youtube: youtu.be/TQc2FLqSjnQ
Palestra "A Seção Áurea: da Matemática às Artes".
Proferida em 29/maio/2019 no IEA Instituto de Estudos Avançados da USP.
– 2019
A Seção Áurea, uma relação geométrica e pitagórica, apresentada por Euclides em seu livro “Os Elementos” e matematicamente correlacionada com a famosa “Sequência de Fibonacci” será demonstrada cronologicamente de forma matemática e geométrica.
Também serão abordados exemplos de filotaxia em que a “Sequência de Fibonacci” aparece, bem como algumas espirais logarítmicas que ocorrem na natureza, além da espiral logarítmica derivada da Seção Áurea e que tem sido usada, através dos tempos, em obras de arte arquitetônicas e pictóricas.
Palestrante: Walter Miranda (Artista Plástico)
Moderador: Gildo Magalhães dos Santos (FFLCH e IEA/USP)
Palestra disponível no Youtube: youtu.be/TQc2FLqSjnQ
Entrevista para TV PUC sobre a exposição "In Totum" (do artista Walter Miranda) na PUC-SP em 2010
Beethoven
– 1988Entrevista sobre a exposição Réquiem a Gaia - In totum
– 2010